domingo, 28 de outubro de 2007

“A pedra que canta” também precisa de você: profissional de Comunicação.

UM NOVO OLHAR

Em visita técnica, acadêmicos puderam colocar em prática, a teoria da sala de aula.


Por Lauane Ferreira de Melo, 6º Jornalismo.



No último sábado, 27, acadêmicos do Curso de Comunicação Social da UDC, fizeram uma visita técnica na Itaipu. Além de observarem uma das sete maravilhas do mundo moderno, os estudantes puderam ainda conhecer o funcionamento da Comunicação dentro da empresa.
Alguns profissionais, como o responsável pela Divisão de Imprensa, Cláudio Dalla Benetta e a de Relações Públicas, Marta Costa, ministraram uma palestra aos acadêmicos, explicando o que cada profissional desenvolve dentro de Itaipu, para o seu melhor desenvolvimento. Além disso, conseguiram mostrar o ponto principal: a integração das três profissões (jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda), para que juntas elas se tornem uma só: a Assessoria de Comunicação.
Cláudio Benetta, é responsável pela comunicação interna e externa da empresa. Alguns dos projetos de comunicação interna desenvolvidos pela sua equipe são o JIM (Jornal de Itaipu Mural) , o JIE (Jornal de Itaipu Eletrônico) e a Intranet. O JIM é uma versão impressa do JIE, colocados em murais espalhados por vários locais estratégicos da empresa, para os trabalhadores que não possuem acesso a Internet ficarem informados durante o expediente. Ele é atualizado duas vezes ao dia. Por sua vez, o JIE, é a versão on-line, dividida em editorias como: Notícias de Itaipu, Turbinadas (um espaço cultural), Painel do Leitor, RH Informa e Aniversariantes. Na comunicação externa, Cláudio trabalha com a assessoria de imprensa (com a elaboração de releases e briefings) , roteiros de filmes, Internet, Fotos e Textos para a Folheteria.
Segundo a Relações Públicas, Marta Costa, a empresa não investe na área de publicidade e propaganda. “Nosso produto é um dos poucos que não precisa de publicidade, pois já é muito absorvido pelo público”. Conforme ela, Itaipu investe mais em propaganda, como house organs e folheteria. O Publicitário produz materiais publicitários e os contatos com as agências do ramo.
Já a equipe de Relações Públicas, necessita conhecer pelo menos, superficialmente todas as áreas da empresa, para conseguir encaminhar os visitantes institucionais aos seus devidos lugares. Este tipo de visita é feita geralmente de segunda a sexta-feira, sendo reservado sempre estes dois dias a estudantes. Hoje, a empresa tem uma taxa para visitação dos turistas. Este dinheiro é aplicado na melhoria de Itaipu. Porém, eles possuem um projeto com escolas e colégios públicos, para que estas visitas não sejam cobradas.
Também é responsável por desenvolver projetos dentro da empresa, como separação de lixo, a semana de prevenção de acidentes, a plantação de árvores aos trabalhadores com mais de 15 anos de empresa, plantadas no Bosque do Trabalhador, entre outros. Produz os eventos, cuida ainda do espaço “Gramadão”, do Coral de Itaipu entre tantas outras funções.
As funções da Assessoria de Comunicação dentro desta empresa são: Promover a imagem institucional da Itaipu perante o público interno e externo, de acordo com a missão, valores, diretrizes e objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico;
Planejar, executar, monitorar e avaliar todas as ações e atividades relacionadas à comunicação interna e externa, relações públicas, promoção de eventos, marketing social e institucional, publicidade legal e institucional; Gerenciar as páginas de Itaipu na Internet e na Intranet,
responsabilizando-se, com o apoio de todas as áreas, pela atualização do layout e conteúdo; Planejar e coordenar o fluxo de visitas institucionais a Itaipu; Assessorar a Diretoria da Itaipu
nos termos relacionados com a Comunicação Social; Orientar e administrar os seguintes órgãos subordinados: Divisão de Relações Públicas e Divisão de Imprensa.
Depois da aula prática, os acadêmicos puderam, conhecer um pouco da história de sua construção, visitar a sala de controles, sala de maquinários e admirar a vista uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Um comentário:

toniandre disse...

Muito Lau ... agilidade na produção! Tenha cuidado com a expressão alguns, ela empobrece teu texto e deixa ele impreciso! Use mais link´s no blog! Porque não linkar com a página da Itaipu?