quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Novos mercados abrem portas para os “focas”

Por Lauane F. de Melo

Com o avanço das novas tecnologias a cada dia, todas as áreas inclusive a nossa o jornalismo vem avançando, abrindo novas ferramentas de trabalho.
Uma entre tantas outras, é o Jornalismo On-line. E como toda a ferramenta, o on-line vem crescendo e nos proporcionando várias opções de interatividade, como o jornalismo escrito, de rádio e de televisão.
Semana passada tivemos uma lição de Jornalismo de Televisão neste segmento. A repórter e proprietária do site LCTV, esteve nos visitando para nos apresentar esta nova tendência, que cresce cada vez mais a cada segundo. É uma “sacada” e tanto. Confesso que me interessei muito pela área, e tenho planos com um colega de montarmos algo parecido.
O jornal on-line para TV, é muito diferente do Jornalismo Televisivo convencional. O texto é mais curto, tudo é muito rápido, a linguagem e a abordagem também é diferente. Andréia, nos informou que a notícia é tão instantânea, que primeiro vai o VT para o ar, depois o texto.
Além deste segmento ser mais barato, pode ser visto por um número muito maior de telespectadores, pois pode ser acessado de qualquer parte do mundo. É tão rápido que algumas pautas deste site já foram pra Rede Nacional na Televisão, sendo visto por todo o país.
Os próprios blogs são um exemplo clássico, para mostrar a dimensão e a febre que o jornalismo virtual vem causando. Jornalistas podem divulgar o seu trabalho na rede e de graça.
A internet está sendo usada não só por jornalistas formados, mas também por acadêmicos como laboratório. Uma das melhores Universidades do país, a USP (Universidade de São Paulo), possui o seu jornal on-line, o IPTV USP . O site experimental foi inaugurado no dia 21 de agosto deste ano. A Universidade está usando servidores do próprio campus.
Quanto mais áreas disponíveis estiverem dentro da profissão para os jornalistas, melhor será, pois o mercado está se descentralizando para atender todas as suas exigências.


Nenhum comentário: