terça-feira, 4 de setembro de 2007

Novas Mídias


A cada dia existem novas mídias e tecnologias para serem utilizadas. Na profissão de jornalismo, por exemplo, além dos novos equipamentos nas áreas já conceituadas, como televisão, impresso e rádio, o campo abriu mercado para o virtual.
Hoje, o jornalismo on-line é o meio de sustento de muitos profissionais. Graças à convergência de mídias e a exigência do mercado, as pessoas utilizam mais de um meio de comunicação para manter-se informadas.
O texto de João Rios e da Fernanda Correa trata bem deste assunto. Um dos aspectos históricos que o texto retrata é a organização e a implantação com o uso intensivo de tecnologia, das Redações de Multimídia para a geração de conteúdos multimídia. Segundo aponta os autores, cerca de 30% da audiência de 18 a 33 anos acessam mais de 3 mídias ao mesmo tempo. Para os jornalistas isso seria maravilhoso não é mesmo?
Porém quanto mais o mercado dá a ilusão que está se ampliando, mais na realidade ele se fecha. A tendência é que cada vez mais os profissionais sejam capacitados para exercer várias funções.
Seguindo este conceito, tendo um profissional mais preparado, ele estará tirando o posto de trabalho de outro. Por exemplo: Um jornalista de rádio terá que saber escrever seu texto para a internet, tirando o trabalho de um outro jornalista que poderia escrever diretamente para a internet.
Não que cada profissional tenha que saber somente uma função. A questão não é esta. É sempre bom ter experiência em várias áreas, assim ele tem como trabalhar em diversos locais. Porém já dizia a velha frase: “Cada macaco no seu galho”.

Nenhum comentário: